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dc.contributor.authorCarneiro, Maria Elizabete Fernandes-
dc.date.accessioned2014-08-28T16:36:24Z-
dc.date.available2014-08-28T16:36:24Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.otherCDD 371.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4900-
dc.descriptionCARNEIRO, M. E. F. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado um fator de extrema preocupação, principalmente no ambiente escolar. O mesmo, afeta de 3 a 5% das crianças em idade escolar. Trata-se de um transtorno neurobiológico complexo de origem heterogênea e é caracterizado por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. É um dos distúrbios neurocomportamentais mais comuns na infância e adolescência, e um dos principais motivos de consulta por causa de suas dificuldades no desempenho escolar, problemas de comportamento, dificuldades de convivência familiar e com outros pares. O presente estudo tem como objetivo esclarecer e divulgar mais sobre o TDAH para os profissionais de educação, alunos e familiares no intuito de amenizar o baixo desempenho no processo ensino-aprendizagem e os índices de abandono da escola por parte dos alunos portadores deste transtorno. Nesse sentido, descrições sobre o que caracteriza o TDAH, seu percurso histórico, diagnóstico e tratamento são apresentados e discutidos nesse trabalho. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa realizada através de revisão bibliográfica. Alguns dos teóricos que subsidiaram este estudo foram: Barkley (2008), Araújo (2004), Barros (2002), Borges (1997),Fernandez (2001), Goldsteim (1996), dentre outros. Apesar dos avanços, existem ainda, poucas publicações destinadas aos professores e educadores que trabalham cotidianamente com a criança portadora de TDAH em sala de aula, e, ao mesmo tempo, com o restante da classe. A educação brasileira ainda tem que dá muitos passos no sentido da construção de um ambiente educacional capaz de oferecer não apenas o acesso, mas, sobretudo a permanência e o sucesso na aprendizagem de TODOS os educandos que chegam à escola regular.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno neurobiológicopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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