Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4907
Título: O ensino aprendizagem das quatro operações com números naturais no 5º ano do ensino fundamental: um estudo da EEMEF “Arnoud Dantas do Nascimento”
Autor(es): Silva, Robson Wesslen de Sousa
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Educação
Matemática
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho acadêmico tem como temática “o ensino aprendizagem das quatro operações com números naturais no 5º ano do Ensino Fundamental”. A escolha do tema se deu através da busca de respostas que expliquem como os professores podem inibirem as dificuldades que os alunos apresentam nesta disciplina. Pois, sabemos que desde cedo os estudantes carregam consigo o anseio de aprender a gostar de matemática e muitas vezes são castrados de conseguir tal objetivo. Ensinar matemática vai além de ministrar aulas, ensinar matemática é buscar meios que possibilitem um aprendizado dinâmico e atrativo, preparando os educandos para suprirem as necessidades cotidianas, fazendo com esses desenvolvam uma inteligência prática, permitindo a resolução de problemas, a busca e seleção de informações para tomarem decisões e, portanto, desenvolverem uma ampla capacidade para lidarem com as atividades matemáticas, ou seja, os professores tem a missão de trabalhar a educação matemática de forma integrada para que os resultados sejam os melhores possíveis, mostrando a capacidade da escola em formar pessoas que realmente dominem as habilidades e competências deste componente curricular. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de um questionário com questões fechadas e abertas destinadas a (quatro) professores que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental da EMEF “Arnoud Dantas do Nascimento” no município de Cacimba de Dentro/PB. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos, culminando com a conclusão deste trabalho monográfico.
Descrição: SILVA, R. W. de. S. O ensino aprendizagem das quatro operações com números naturais no 5º ano do ensino fundamental: um estudo da EEMEF “Arnoud Dantas do Nascimento”. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4907
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Wesslen de Sousa Silva.pdfRobson Wesslen de Sousa Silva424.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.