Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4908
Título: Letramento na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a proposta do Brasil Alfabetizado no contexto da Escola José Rosas Vasconcelos – Araçagi/PB
Autor(es): Silva, Fabiane Apolinário da
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Processo de aprendizagem
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este trabalho monográfico objetiva refletir sobre a aplicação da proposta do letramento desenvolvida pelo Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Araçagi- PB. Através da pesquisa documental e bibliográfica buscaremos investigar como estão sendo empregados, quais os princípios norteadores da proposta no trabalho em sala de aula, qual o nível de aprendizagem dos alunos, os avanços em relação ao processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, e também dos cálculos matemáticos. E se a escolha do livro didático está de acordo com a proposta. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a entrevista com professores, observação, e coleta de dados na secretaria de educação do município. Através do resultado da pesquisa ficou evidente que o letramento vem sendo desenvolvido neste município de maneira gradativa por considerar que alguns professores ainda utilizam no processo de alfabetização métodos tradicionais dentro da Educação de jovens e adultos ficando restrito ao ensinar ler e escrever o próprio nome ou mesmo pouquíssimas palavras. E os alfabetizadores que trabalham o letramento com seus alunos são uma minoria mesmo assim fazem a diferença.
Descrição: SILVA, F. A. da. Letramento na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a proposta do Brasil Alfabetizado no contexto da Escola José Rosas Vasconcelos – Araçagi/PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4908
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiane Apolinário da Silva parte 1.pdfFabiane Apolinário da Silva parte 16.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fabiane Apolinário da Silva parte 2.pdfFabiane Apolinário da Silva parte 212.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fabiane Apolinário da Silva parte 3.pdfFabiane Apolinário da Silva parte 312.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fabiane Apolinário da Silva parte 4.pdfFabiane Apolinário da Silva parte 411.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fabiane Apolinário da Silva parte 5.pdfFabiane Apolinário da Silva parte 56.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.