Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Djaíra Conrado da-
dc.date.accessioned2014-08-29T11:26:26Z-
dc.date.available2014-08-29T11:26:26Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4918-
dc.descriptionSILVA, D. C. da Práticas de leitura no contexto escolar do ensino fundamental. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA leitura é uma atividade de grande importância para as pessoas, fornecendo-lhes conhecimento, segurança e fundamentos para uma boa formação como cidadão crítico e profissional. A escola, essencialmente o professor, tem grande responsabilidade nesta tarefa, assim como a família e o contexto social. Nossa pesquisa apresenta um trabalho bibliográfico e exploratório de discussão reflexiva sobre as possíveis estratégias teórico/práticas do ensino de leitura para a formação do leitor competente, essencialmente no Ensino Fundamental. Nossa pesquisa foi realizada a partir da observação e intervenção dos Estágios Supervisionados referente ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Os conceitos e reflexões apresentados nesse trabalho foram embasados à luz dos PCN’s (1997) e dos estudos de Solé (1998), Montenegro (2006), Freire (1993), entre outras contribuições. O objetivo principal consiste em apresentar e discutir as práticas de leitura necessárias para a formação do leitor com base nas atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Gestão, Educação Infantil e no 4º ano do Ensino fundamental. Dessa forma, apresentam-se aqui algumas possibilidades de estratégias para esse desenvolvimento em sala de aula.Em suma, nota-se que para formar o leitor competente é necessário fazer uso de diversas estratégias a serem trabalhadas antes, durante e após qualquer apresentação de um gênero textual explorando os diferentes níveis de dificuldade, assim também como é necessária uma boa formação do professor para que ele desperte no educando o prazer pela leitura e possa torná-los cidadãos críticos perante os contextos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barretopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de leitoraspt_BR
dc.subjectEstratégias de leituraspt_BR
dc.titlePráticas de leitura no contexto escolar do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djaíra Conrado da Silva.pdf648.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.