Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4924
Título: "É melhor prevenir do que remediar": aspectos técnicos e práticos da segurança do trabalho do arquivista
Autor(es): Ferreira, Daniela da Silva
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Arquivista
Prevenção
Risco quimico
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática de segurança do trabalho do arquivista. Seu objetivo geral foi analisar os riscos químicos voltados à higiene e segurança do trabalho no arquivo da Gerência Operacional vinculada a um órgão do Estado da Paraíba. Para se chegar a tal objetivo, optou-se pela metodologia da pesquisa empírica ou pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa, delimitando-se a um estudo de caso, visando a uma completa qualificação dos dados obtidos. Para a fundamentação teórica, utilizou-se Costa e Costa (2004), Faria (1971), Zocchio (1976), entre outros. Os resultados obtidos mostram, de modo geral, que no que diz a respeito sobre a segurança e saúde do arquivista trazem à vista, as más condições de trabalho e as consequências que desse descaso traz. As medidas de controle e prevenção sobre a segurança do profissional em arquivo, geralmente são tomadas à proporção que acontecem os fatos. Entretanto, nesta pesquisa mostramos que se deve ter mais atenção quanto a esta questão, pois tais medidas servem não só para a prevenção de novos fatos que possam trazer risco à saúde do profissional, mas principalmente a de prevenir que tais fatos ocorram, gerando, portanto um ambiente mais seguro, conveniente e confortável à saúde do Arquivista ou profissional de arquivo. Conclui-se que a falta de conhecimento sobre segurança do trabalho não se encontra apenas no âmbito dos profissionais que convivem diariamente com este ambiente, mas este problema se torna generalizado em toda a área arquivística, trazendo a tona os verdadeiros riscos que ameaçam a vida dos arquivistas ou profissionais de arquivo.
Descrição: FERREIRA, D. da S. "É melhor prevenir do que remediar": aspectos técnicos e práticos da segurança do trabalho do arquivista. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4924
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela da Silva Ferreira.pdfDaniela da Silva Ferreira973.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.