Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4928
Título: Família e escola: parceiras no processo educacional da criança
Autor(es): Sousa, Geralda Alves Figueiredo de
Palavras-chave: Família
Escola
Parceria
Educação
Crianças
Data do documento: 29-Ago-2014
Resumo: A educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família, parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de formação infantil. A grande contradição se dá pelo fato de que no imaginário escolar e familiar, as expectativas sem relação à educação não são cumpridas entre uma e outra, o que gera um diálogo árduo e não raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça numa educação voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto à teoria, qual é o papel da família e escola no desempenho escolar das crianças. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado. Dentre os teóricos encontra-se PARO (2008); EZPELETA (1992); CARMEM E GLAÚDES (2001); DIAS (2005); LUCK (2009); LIBÂNEO (2001); MALAVAZI (2000); MILANO (1996);VASCONCELOS (2004). Também o trabalho esta fundamentado na legislação da educação como, por exemplo, os PCN’s (2001); CF (1988) entre outras. No alcance dos resultados, constatou-se, entre outros aspectos, que cabe aos profissionais da educação, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e família possa acontecer de forma efetiva. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reuniões escolares a fim de que não sejam somente “informativas”, mas interativas e dinâmicas.
Descrição: SOUSA, G. A. F. de. Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4928
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geralda Alves Figueiredo de Sousa.pdf598.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.