Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4938
Título: Cantigas de roda na educação infantil: contribuições didáticas e pedagógicas
Autor(es): Silva, Leontina Maria da
Palavras-chave: Música
Educação infantil
Cantigas de roda
Alfabetização
Data do documento: 1-Set-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a reflexão e compreensão acerca do tema Cantigas de roda na educação infantil, suas contribuições didáticas e pedagógicas, mediante um olhar criterioso em relação à importância das cantigas para as crianças e sua formação integral. A princípio, buscamos abordar sobre a importância de se inserir atividades com cantigas de roda na educação infantil, pois, as mesmas trazem muitas contribuições para o desenvolvimento da criança, tanto cognitivo, motor, quanto na criatividade e no enriquecimento do vocabulário. Além do mais, a música favorece a interação entre alunos e ambiente escolar, isso faz com que a alfabetização aconteça de forma mais livre e natural. A partir dos dados coletados por meio de um relato de experiência observou-se a importância da valorização do lúdico, pelo o qual o professor possa proporcionar ao aluno, através de questionamentos e descobertas, não só compreender o mundo da leitura e escrita em que está imerso, mas participar de forma efetiva deste. Nessa perspectiva, para embasar as discussões aqui propostas, como aporte teórico recorreu-se aos estudos de Alonso (1985), Cascudo (1988), Freire (1988), Ferreiro (1985), Queiroz (2003), Weigel (1988), entre outros.
Descrição: SILVA, L. M. da. Cantigas de roda na educação infantil: contribuições didáticas e pedagógicas. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4938
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leontina Maria da Silva.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.