Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4940
Título: A importância da inserção da brincadeira na educação infantil
Autor(es): Silva, Maria Batista de Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeira
Desenvolvimento
Aprendizagem
Data do documento: 1-Set-2014
Resumo: Este trabalho de natureza bibliográfica se configura também em um estudo de campo e descritivo, e tem por objetivo refletir e compreender como é trabalhado o lúdico na sala de aula, procurando despertar para a necessidade de inserir a magia da brincadeira nos primeiros anos de escolaridade da criança. Para isto, utiliza-se as observações e dados coletados durante os estágios supervisionados em Educação infantil e ensino fundamental na escola Municipal Celso Mariz, situada no município de Catolé do Rocha/ PB. A metodologia de pesquisa utilizada foi realizada através de observação das atividades pedagógicas planejadas e realizadas pelo professor, que possibilitou a constatação inicial de que determinadas práticas com o brincar na Educação Infantil ainda se encontra o caráter pedagógico/educacional e o caráter assistencialista. Lembrando que, muitas vezes prevalece um assistencialismo visível, em virtude da concepção do professor em relação ao processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho incide, ainda, acerca das discussões sobre as concepções da Educação Infantil, perfazendo o contexto da gestão da escola, além de informações sobre o desenvolvimento atual desta. A fundamentação teórica está baseada em autores como: DOURADO (2006), MEDEL (2014), VYGOTSKY (1998), PESTALOZZI (1746-1827), PIAGET (1983), FROEBEL (1782-1852) e MAGDA SOARES (2011). Espera-se, portanto, que estas reflexões sejam úteis no sentido de despertar para a importância da inserção da brincadeira na educação infantil para o desenvolvimento da formação psicológica, intelectual e social da criança.
Descrição: SILVA, M. B. O. A importância da inserção da brincadeira na educação infantil. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4940
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Batista de Oliveira Silva.pdf671.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.