Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4960
Título: Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado
Autor(es): Dias, Eliene Ferreira
Palavras-chave: Afetividade
Educação infantil
Educador
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a importância da afetividade para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil, investiga fatores que comprovem tal importância. Para elucidar tais elementos buscou-se o enfoque em análises feitas a partir de experiências vividas no Estágio Supervisionado que será apresentada inicialmente como contribuição na formação reflexiva do Pedagogo, com embasamento teórico de Libâneo (2010), Barbosa (2009) e Pimenta (2011). Em um segundo momento se dará a parte central do texto, a afetividade como foco para o desenvolvimento do indivíduo e a importante contribuição do educador para isso, com aporte do referencial teórico de Jean Piaget (1971), Henri Wallon (1968) e também com a importante contribuição de outros estudiosos do tema. Na finalização do artigo teceremos questões de reflexões acerca do educador da Educação Infantil, com uma sucinta base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), em Kulisz (2004) e Dias (2012). Para a realização dessa análise utilizamos uma metodologia focada em um estudo de caso, a partir de uma experiência no estágio supervisionado, de cunho qualitativo, integrada pela exploração de relações e conceitos em relação ao que observado no espaço pedagógico que ocorreu o processo de estágio. Os resultados desta pesquisa revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre criança e educador, com importante relevância para a inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos.
Descrição: DIAS, E. F. Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4960
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliene Fereira Dias.pdfEliene Fereira Dias428.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.