Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4975
Título: Distribuição eletrônica dinâmica, um recurso didático contribuindo para aprendizagem de Química no Ensino Médio
Autor(es): Dias, Edilene de Figueiredo
Palavras-chave: Jogos educativos
Atividade lúdica
Ensino de Química
Aprendizagem
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: O ensino de química em geral é tradicional, abstrato e descontextualizado, por esse motivo os profissionais da área de educação tem se desdobrado para alcançar êxito educacional no tocante à aprendizagem. Deste modo, os professores da educação básica vêm tentando desenvolver meios de tornar as aulas de química mais satisfatórias aos olhos dos alunos e as atividades lúdicas se apresentam como uma metodologia de ensino bastante atraente. O presente trabalho constitui-se da experiência na elaboração, construção e aplicação do jogo distribuição eletrônica dinâmica, dando ênfase às atividades lúdicas e suas contribuições no ensino de química. Constitui-se de um trabalho de pesquisa realizado com alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública na cidade de Aroeiras no estado da Paraíba. Pretende-se com este trabalho apresentar e discutir a importância da inserção dos jogos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina química. Diante de uma avaliação das atividades realizadas foi possível entender a importância e a contribuição efetiva das atividades lúdicas quanto ao seu uso no ensino de química, estas atividades lúdicas possibilitam aos estudantes a utilização destas ferramentas para o desenvolvimento de habilidades como forma de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. De acordo com os resultados obtidos o objetivo esperado foi alcançado com percentuais significativos, levando em consideração que a cada momento que se aplica um jogo que proporcione a aprendizagem de forma divertida surgem novas formas de modificar ou adaptar e melhorar cada vez mais o jogo.
Descrição: DIAS, E. de F. Distribuição eletrônica dinâmica, um recurso didático contribuindo para aprendizagem de Química no Ensino Médio. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4975
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene de Figueiredo Dias.pdfEdilene de Figueiredo Dias1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.