Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4989
Título: Educação no campo: desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Tereza Paz da
Palavras-chave: Educação do campo
Prática pedagógica
Conquistas
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A educação consiste no preparo para o futuro, e com base no presente podemos traçar liames para o futuro. Vive-se em uma sociedade em que tudo se transforma de forma célere e o que está em uso hoje, amanhã pode se tornar obsoleto. Na perspectiva de educar para o futuro, a educação precisa ser dinâmica para que possa acompanhar o desenvolvimento da sociedade. No decorrer do presente trabalho científico, evidencia-se o propósito de conhecer as características e especificidades da prática pedagógica no espaço rural, levando em consideração os diversos contextos sociais, políticos e econômicos em que se desenvolve a educação. A educação do campo tem feito suas conquistas na agenda política dos Governos Federal, Estadual e Municipal nos últimos anos. Todas essas conquistas são frutos das demandas e dos movimentos e organizações sociais dos trabalhadores rurais. Essas diretrizes possibilitaram a elaboração de propostas pedagógicas que valorizem a organização do ensino diversificado, aproveitando os processos de transformações que estão acontecendo com uma gestão democrática que acompanhe os avanços científicos e tecnológicos, conhecendo sua importância para a melhoria da educação no campo. A concepção de Educação do Campo proposta pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2001) vai além da concepção de educação rural que se tinha, a saber, uma educação que considerava apenas a dimensão econômica. Todo indivíduo tem direito à Educação garantida pelo Poder Público, independentemente de residir em meio rural ou urbano. É direito garantido por Lei, que os povos do campo tenham acesso à educação pública gratuita e universal em todos os níveis de modalidade.
Descrição: SILVA, Tereza Paz da. Educação no campo: desafios e possibilidades. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4989
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza paz da Silva.pdfTereza paz da Silva477.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.