Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/499
Título: Qualidade de vida em pacientes submetidos à hemodiálise no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Santos, Emanuela Maciel dos
Palavras-chave: Hemodiálise
Qualidade de vida
Doença renal
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) pode ser definida como uma síndromecomplexa, que se caracteriza pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais(CABRAL et al, 2005). O método mais utilizado no tratamento da IRC é a hemodiálise (HD),que é um processo terapêutico capaz de remover catabólitos do organismo e corrigir as modificações do meio interno através da circulação sanguínea em equipamento idealizado para este fim. Faz-se necessário uma melhor compreensão do cotidiano dos pacientessubmetidos á hemodiálise, em virtude de sua rotina restrita com limitações em todos os aspectos, os quais comprometem sua qualidade de vida. Objetivo: O presente artigo procurouanalisar a qualidade de vida em pacientes submetidos á hemodiálise. Metodologia: Tratou-sede um estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa. Foram investigados 30 pacientes, sendo 21 do gênero masculino e 9 do feminino, em um Hospital Assistencial nacidade de Campina Grande – PB. Os dados foram coletados através de questionário paraidentificação da amostra e do SF-36 acrescido dos depoimentos colhidos durante a aplicação dos mesmos, para avaliar a percepção de qualidade de vida. Para análise dos dados utilizou-seo tratamento estatístico através dos programas EXCEL e ORIGIN Pro8. Resultados: Naanálise dos dados foi possível constatar comprometimentos em várias dimensões da qualidadede vida, onde os mais afetados foram os aspectos físicos, estado geral de saúde, vitalidade, e o aspecto emocional, não havendo diferença significativa entre os gêneros. Conclusão: Osdomínios analisados estiveram globalmente comprometidos na população estudada, emespecial com relação aos aspectos físicos, sugerindo a influência negativa da presença de doença crônica, com tratamento prolongado, sobre esses âmbitos. Averiguou-se com esteestudo um prejuízo da percepção de qualidade de vida destas pessoas que se consideram uma sobrecarga física, emocional e financeira para a família.
Descrição: SANTOS, E. M. dos. Qualidade de vida em pacientes submetidos à hemodiálise no município de Campina Grande-PB. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/499
ISSN: CDD 616.614
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Maciel dos Santos.pdfEmanuela Maciel dos Santos494.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.