Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4999
Título: O escrito na psicose: um artifício-invenção para o estabelecimento de um discurso?
Autor(es): Almeida, Thayse Kessya Oliveira de
Palavras-chave: Psicanálise
Psicose
Escrita
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: A relação entre a escrita e a loucura tem se tornado objeto de estudo para diversas áreas do saber. Para a psicanálise, de orientação lacaniana, a escrita tem sido estudada no âmbito da psicose enquanto função estabilizadora, tanto da ordem de uma sustentação mais frágil e precária como da ordem da suplência. Neste artigo, buscouse investigar a função do escrito na psicose, à luz da primeira clínica lacaniana, a partir de um levantamento bibliográfico de estudos no campo de saber ao qual se filia este trabalho. Junto a essa revisão de literatura, soma-se a análise de fragmentos de um material escrito produzido por pacientes internados no Instituto Neuropsiquiátrico de Campina Grande, coletado durante uma experiência de estágio em psicologia na referida instituição. Assim, como resultado, constatou-se que o escrito na psicose, quando já desencadeada, exerce função de uma estabilização mais frágil, sem caráter de suplência, a partir do qual o sujeito pode estabelecer um discurso, fazendo-se reconhecido pelo Outro ou mesmo separando-se de um gozo avassalador, na tentativa de fazer existir um sujeito.
Descrição: ALMEIDA, T. K. O. de. O escrito na psicose: um artifício-invenção para o estabelecimento de um discurso? 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4999
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Kessya Oliveira de Almeida.pdfThayse Kessya Oliveira de Almeida1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.