Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/501
Título: Estudo dos riscos ocupacionais de um laboratório de análises clínicas de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Santos, Emília Cristina Duarte dos
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Mapa de riscos
Fisioterapia
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Os trabalhadores da área da saúde, mais especificamente os servidores de laboratórios de análise clínicas, estão expostos a variados riscos e fatores predisponentes ao desequilíbrio biopsicossocial. Tais riscos e fatores em grande parte não são encarados com a seriedade que deveriam e, assim geram os agravos à saúde. O instrumento mapa de risco faz uma avaliação dos riscos ocupacionais, estabelecendo um diagnóstico rápido e participativo, priorizando a identificação destes pelos trabalhadores. O estudo teve por objetivo identificar e analisar os riscos a que estão expostos os servidores do Laboratório de Análises Clínicas de uma Universidade, além de elaborar propostas de melhorias, com vistas à saúde e segurança no trabalho. Foi realizado o levantamento dos riscos, aplicação de oficinas e discussões dos riscos com os servidores, a seguir foram realizadas análises dos resultados e elaborado a representação gráfica do mapa de riscos. Entre os riscos químicos encontrados, estão à fumaça de cigarro e gases oriundos dos reagentes químicos. Com relação aos riscos físicos, a temperatura elevada, iluminação excessiva, ruídos constantes e vapores quentes da autoclave. Os riscos biológicos foram o contato com as amostras biológicas, nas diversas funções desempenhadas e aerossóis infectados. Os riscos mecânicos/acidentes corresponderam à manipulação de materiais perfurocortantes, espaço físico inapropriado, estocagem de botijão de gás no laboratório e armazenamento inadequado dos reagentes químicos, além de negligência na utilização dos EPI´s. Com relação aos riscos ergonômicos, foram detectados a postura inadequadas em várias atividades, movimentos repetitivos, ausência de pausas e mobiliários inapropriados para a função. Os riscos psicológicos foram, excesso de responsabilidade, pressão intensa e acúmulo de tarefas. Houve predomínio de riscos ergonômicos em todos os ambientes do LAC, seguido dos riscos biológicos, físicos e mecânicos. Os químicos e psicológicos foram encontrados em menor escala. O ambiente que menos apontou fatores de riscos foi à coordenação, apresentando risco ergonômico e psicológico. Também verificou-se a negligência na utilização dos EPI´s e a necessidade de adesão a normas de biossegurança, bem como à inserção de programas de educação continuada.
Descrição: SANTOS, E. C. D. dos. Estudo dos riscos ocupacionais de um laboratório de análises clínicas de uma instituição de ensino superior. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/501
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emília Cristina Duarte dos Santos.pdfEmília Cristina Duarte dos Santos2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.