Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5010
Título: Os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena: os marcos legais
Autor(es): Paiva, Cíntia Natielle Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Educação
Étnico-racial
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Sabemos que a educação no Brasil não se deu de forma igualitária em nenhum momento histórico. Ela sempre se mostrou uma prática destinada a uma elite dominante, perdurando até nos dias atuais. Após esforços de lideranças negras e indígenas, as políticas educacionais se flexionaram e gradativamente passaram a trazer a história e a cultura afro-brasileira e indígena para o currículo da educação básica. Isso pode ser verificado na LDB de 1996, nos PCN de 1997, na aprovação da Lei 10.639 de 2003, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana de 2004 e na Lei 11.645 de 2008. A partir deste contexto, este trabalho discute os marcos legais que garantem a implementação da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo da escola da educação básica, e por extensão a educação das relações étnico-raciais. O trabalho está dividido em duas partes: História da Educação no Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, Africana e indígena: a lei e a realidade na sala de aula. Que mostram como se desenvolveu a educação no Brasil desde o período colonial até as reformas e mudanças educacionais dos séculos XIX, XX e XXI, em especial, aquelas voltadas para o reconhecimento e valorização das relações étnico-raciais em nosso país.
Descrição: PAIVA, C. N. R. dos S. Os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena: os marcos legais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5010
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntia Natielle Rodrigues dos Santos Paiva.pdfCíntia Natielle Rodrigues dos Santos Paiva810.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.