Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5025
Título: Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio
Autor(es): Soares, Joana Menara Souza
Palavras-chave: Ensino de Física
História da Ciência
Livro didático
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Notadamente, muito se tem discutido sobre a presença e a importância da História da Ciência (HC) no ensino de Física. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias distorcidas ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos, o que termina por reforçar alguns conhecidos mitos científicos e transmitindo falsas concepções históricas a estudantes e professores, como nos revela a literatura. Assim, considerando a possibilidade do uso da HC no ensino e a importância de se ensinar um conteúdo relacionado a uma Física dita moderna, torna-se relevante examinar a presença dessa inter-relação nos livros didáticos de Física do Ensino Médio, verificando se há ou não uma transposição histórica adequada, sobre o efeito fotoelétrico. Com a intenção de buscar subsídios para uma discussão mais profunda acerca desse fenômeno, analisamos oito livros de Física, dentre os quais três são indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM, 2009). Essa análise foi baseada em alguns critérios sinalizados por Niaz et al, 2010, que levam em consideração a qualidade do conteúdo histórico existente, notadamente sobre os indícios de mitos científicos sobre o fenômeno em questão, além de relatos bibliográficos distorcidos sobre os cientistas envolvidos. Nossos resultados apontam que alguns desses critérios são ignorados, distorcidos ou relegados a pequenas informações históricas, sem ênfase nas descrições dos experimentos originais e inconsistentes nos relatos bibliográficos dos cientistas envolvidos.
Descrição: SOARES, J. M. S. Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5025
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdfJoana Menara Souza Soares1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.