Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5047
Título: Presença da bradicinesia e suas implicações em indivíduos portadores de Doença de Parkinson no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Mayara Jully Costa da
Palavras-chave: Qualidade de vida
Desempenho motor
Bradicinésia
Doença de Parkinson
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A bradicinesia refere-se mais especificamente à lentidão na execução dos movimentos e é causa de múltiplas complicações secundárias na Doença de Parkinson (DP), constituindo um dos sintomas mais incapacitantes. O objetivo desse estudo foi avaliar a bradicinesia e investigar sua relação com o estágio de incapacidade, evolução da doença, desempenho motor e Atividades de Vida Diária (AVDs). Trata-se de estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa, onde participaram 38 indivíduos portadores de DP. Foram utilizados o Questionário de caracterização sociodemográfica, Escala de estágios de incapacidade de Hoehn e Yahr modificada (HYm) e a Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística através do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Foi utilizada a correlação do coeficiente de Spearman. Dos indivíduos pesquisados, 55,3% eram do sexo masculino. A idade média foi de 69,89±9,2 anos variando entre 44 e 84 anos. O tempo médio de evolução da doença foi de 7,3±4,9 anos e o nível de escolaridade baixo. Quanto ao estadiamento da doença através da HYm, a maioria dos portadores de DP apresentaram estágios de 1-3, o que sugere incapacidade leve à moderada. No que diz respeito à progressão da doença avaliada através da UPDRS, observou-se que o comprometimento nas dimensões de desempenho motor e AVDs foram os principais responsáveis pelo escore total obtido na escala. A bradicinesia esteve presente em 100% dos indivíduos portadores de DP, com a maioria apresentando lentidão mínima (44,7%) e grau leve (36,8%). Houve correlações moderadas da bradicinesia com o desempenho motor e UPDRS total, e fracas com as AVDs e estágio de incapacidade da doença. Dessa forma, é possível concluir que a bradicinesia é um fator contribuinte para pior evolução da doença, principalmente do comprometimento motor.
Descrição: SILVA, M. J. C. da. Presença da bradicinesia e suas implicações em indivíduos portadores da Doença de Parkinson no município de Campina Grande-PB. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5047
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Jully Costa da Silva.pdfMayara Jully Costa da Silva391.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.