Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5049
Título: Estágio Supervisionado e sua contribuição no processo de formação do professor de Educação Física
Autor(es): Barbosa, Maria Aparecida Nascimento
Palavras-chave: Educação Física escolar
Estágio Supervisionado
Formação profissional
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar e discutir a contribuição do Estágio Supervisionado para a formação de professores de Educação Física. Na perspectiva de que este profissional se torne um profissional crítico e seguro de suas ações, capaz de construir uma prática pedagógica que promova a transformação e autonomia em sua respectiva área de atuação, buscamos apresentar tais contribuições. Neste pensamento, é importante ressaltar a orientação pedagógica no processo de formação, a qual necessita de um ensino que lhes proporcione qualidades nas habilidades necessárias para atuar numa realidade multicultural e globalizada. Assim, o Estágio Supervisionado além de contribuir para a construção da identidade docente, reafirma a necessidade em se estabelecer a relação da teoria/prática para fazê-lo ser reflexivo, conferindo competência na realização de atividades que levem ao seu desenvolvimento profissional. Tendo em vista especificamente o Estágio Supervisionado IV, e as experiências vividas enquanto contribuição para minha formação, nesta perspectiva, um dos fatores que contribuirão para que o Estágio enquanto "Supervisionado", não me causasse decepções ou falta de interesse em estagiar, foram minhas experiências anteriores com a musculação em Estágios informais ou extracurriculares, junto ao Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer - Escolinhas do DEF, na academia do DEF/UEPB, destacandose como mais efetiva, o entendimento do que é planejar. No entanto, em referência a contribuição por parte do professor/supervisor não foram satisfatórias, uma vez que sua ausência não supriu importantes lacunas a serem construídas durante sua edificação. Assim concluímos que, o Estágio Supervisionado além de contribuir para a construção da identidade docente reafirma a necessidade em se estabelecer a relação da teoria/prática durante o processo da formação profissional.
Descrição: BARBOSA, M. A. N. Estágio Supervisionado e sua contribuição no processo de formação do professor de Educação Física. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5049
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Nascimento Barbosa.pdfMaria Aparecida Nascimento Barbosa347.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.