Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/505
Título: Avaliação comparativa da satisfação sexual de climatéricas e adultas jovens
Autor(es): Albuquerque, Jéssica Hermínio de
Palavras-chave: Atividade sexual
Fisioterapia
Climatério
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Objetivos: Investigar o nível de satisfação sexual da mulher climatérica quando comparado a adulta jovem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada nos setores administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Campina Grande, no período de dois de abril a quatro de maio de 2012. A amostra foi composta por 35 mulheres, entre 20 a 60 anos, divididas em dois grupos, climatéricas e adultas jovens. A coleta de dados constou da aplicação de um questionário sócio demográfico e do Quociente Sexual – Versão Feminina (QS-F), para avaliação da satisfação sexual da mulher. Foi realizada analise descritiva através do software GraphPad Prism 5.0, com utilização dos testes de Spearman (ρ) e o Mann-Whitney (U), aceitando-se significância para valores p<0,05. Resultados: Das 35 mulheres avaliadas, 54,3% pertenciam ao grupo de adultas jovens e 45,7% ao grupo de climatéricas. A atividade Sexual apresentou-se ativa em 82,9% das mulheres sendo constatado que as mulheres no climatério apresentam uma atividade sexual menor quando comparadas as adultas jovens (p=0,04). O desejo Sexual foi observado em cerca de 90% das mulheres, a excitação e o orgasmo estiveram presentes em aproximadamente 87 % e a dispareunia em apenas 11,4% das entrevistadas. A analise dos escores individuais das mulheres das duas amostras mostrou que o resultado desempenho/satisfação sexual, foi considerado bom a excelente para 63,16 % das adultas jovens e para 37,50% das climatéricas. Conclusão: O nível de satisfação sexual de mulheres climatéricas apresentou-se reduzido quando comparado as adultas jovens.
Descrição: ALBUQUERQUE, J. H. de. Avaliação comparativa da satisfação sexual de climatéricas e adultas jovens. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/505
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Hermínio de Albuquerque.pdfJéssica Hermínio de Albuquerque529.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.