Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Título: Comparação da habilidade manual de indivíduos instrumentistas com a de indivíduos não instrumentistas
Autor(es): Ferreira, Aryostennes Miquéias da Silva
Palavras-chave: Instrumentista
Habilidade manual
Neuroplasticidade
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: INTRODUÇÃO: Devido ao inestimável significado sociocultural da música, a comunidade científica tem despertado para estudar as alterações neuroplásticas decorrentes da educação musical. OBJETIVOS: Verificar a preferência manual em instrumentistas, comparar a habilidade manual destes com a de indivíduos não instrumentistas e demonstrar sua habilidade da mão não dominante. MÉTODO: Pesquisa exploratória, descritiva desenvolvimentista e transversal, de abordagem quantitativa com seleção amostral aleatória. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme aspectos éticos da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram 15 sujeitos instrumentistas e 15 sujeitos não instrumentistas, do gênero masculino com idade entre 30 e 59 anos. Após assinatura o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em duas vias, foram aplicados os instrumentos de avaliação: Questionário de Identificação, Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo e Purdue Pegboard Test. A análise estatística foi realizada no software SPSS 13.0, o nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Pela investigação da preferência manual dos instrumentistas os achados mostraram distribuição equivalente entre os dois grupos. Os resultados evidenciaram que os músicos instrumentistas têm melhor desempenho no Purdue Pegboard Test do que os não instrumentistas para as mãos dominante e não dominante de cada grupo (p<0,001), quando da comparação da não dominante dos músicos com a dominante dos controles (p=0,009), evidência de destreza manual fina mais acurada. CONCLUSÃO: As diferenças de desempenho são fortes evidências dos mecanismos neuroplásticos resultantes do aprendizado motor ao qual os músicos se submetem e das transferências das capacidades musicais para domínios motores.
Descrição: FERREIRA, A. M. da S. Comparação da habilidade manual de indivíduos instrumentistas com a de indivíduos não instrumentistas. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/506
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aryostennes Miquéias da Silva Ferreira.pdfAryostennes Miquéias da Silva Ferreira456.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.