Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5067
Título: "Origem" do nome Cuitegi: verdades e mitos
Autor(es): Silva, Valter do Nascimento da Silva
Palavras-chave: Toponímia
Memória
Cuitegi
Data do documento: 11-Set-2014
Resumo: O presente texto busca compreender a toponímia como um fator físico e cultural, ou seja, observando o ambiente físico e social na formação dos nomes das localidades. Desta forma, sabemos que a nomeação dos lugares sempre foi uma atividade exercida pelo homem desde o início dos tempos. Assim, para uma melhor análise, “o município de Cuitegi/PB é o nosso foco” nesse trabalho, pois com relação à origem do seu topônimo são levantadas muitas interpretações. A intenção não é fornecer uma cobertura completa e única do assunto, pois sabemos que muitos são os questionamentos em história, mas proporcionar através da memória dos indivíduos mais antigos da localidade maiores informações acerca dos fragmentos que construíram o nome do referido município. Para tanto, nessa pesquisa foi proposta a fonte oral, ou seja, a metodologia oral como pano de fundo para o desenrolar da mesma. Portanto, esta fora de grande valia, uma vez que tal método é construído através de fragmentos da memória coletiva dos moradores mais antigos da comunidade.
Descrição: SILVA, V. do N. "Origem" do nome Cuitegi: verdades e mitos. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5067
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valter do Nascimento Silva.pdfValter do Nascimento Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.