Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Título: Prevalência de insônia em gestantes
Autor(es): Morais, Raíssa Soares de
Palavras-chave: Insônia
Gravidez
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: INTRODUÇÃO: A gestação é um período atípico da vida da mulher, caracterizado por diversas mudanças, de ordem física, hormonal e psicológica. Durante este período, os distúrbios do sono são mais prevalentes, induzindo frequentemente a um quadro de sonolência excessiva diurna (SED). OBJETIVO: Determinar a prevalência de distúrbios do sono e de sonolência excessiva diurna em gestantes, observando possíveis diferenças entre os três trimestres do período gestacional. MÉTODO: A amostra compreendeu 50 gestantes em acompanhamento no Instituto Elpídio de Almeida (ISEA), na cidade de Campina Grande (PB), as quais foram convidadas a responderem questionários contento dados sociodemográficos e aspectos clínicos gerais. Foram também utilizadas duas escalas: a primeira, chamada de Pittsburgh SleepQuality Index (PSQI), que avaliou o índice de gravidade e a natureza do transtorno do sono. A outra, Epworth Sleepness Scale (EES), avaliou a ocorrência de SED. RESULTADOS: O grupo estudado compreendeu mulheres com idade média de 27,94 (±6,51) anos, estando 3 (6%) no primeiro trimestre, 16 (32%) no segundo trimestres e 31 (62%) no terceiro trimestre de gestação. Verificou-se a presença de distúrbios do sono nos três trimestres de gestação, sendo que, durante o primeiro trimestre, as queixas foram mais severas, acometendo 100% das gestantes. Durante o segundo trimestre, observou-se uma redução da prevalência (87,5%), enquanto que, no terceiro trimestre, a prevalência voltou a aumentar (96,8%). A maior prevalência de SED ocorreu entre as gestantes com idade abaixo de 25 anos (40%). Observou-se um decréscimo da SED com o avanço da idade gestacional. CONCLUSÃO: Observou-se uma elevada prevalência de distúrbios do sono durante a gestação, especialmente no primeiro e no terceiro trimestres. SED prevaleceu entre gestantes mais jovens, especialmente no início do período gestacional.
Descrição: MORAIS, R. S. de. Prevalência de insônia em gestantes. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/507
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Soares de Morais.pdfRaíssa Soares de Morais493.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.