Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/508
Título: Intervenção terapêutica da estimulação magnética transcraniana e da fisioterapia através do método Bobath em pacientes pós-acidente vascular encefálico: funcionalidade e habilidade motora dos membros superiores
Autor(es): Costa, Herta Janine Batista
Palavras-chave: Fisioterapia
Acidente vascular encefálico
Reabilitação
Acidente Vascular Cerebral - AVC
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução. O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a doença neurológica que mais acomete o sistema nervoso. Após o evento, apenas 30% a 66% dos indivíduos conseguirão usar o Membro Superior Parético (MSP) de maneira funcional. Uma das abordagens mais utilizadas na reabilitação desses pacientes pela fisioterapia é o Método Bobath. Recentemente a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) vem sendo empregada no tratamento desses indivíduos de forma a promover a estimulação do córtex humano e reorganização do metabolismo cortical. Objetivo. Verificar a eficácia da intervenção terapêutica através EMTr e da fisioterapia através do Método Bobath sobre a funcionalidade e habilidade motora de Membros Superiores (MMSS) em pacientes hemiparéticos pós-AVE. Métodos. Foi realizado um estudo longitudinal, exploratório, analítico e descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 17 hemiparèt icos crônicos, agregados em três grupos: grupo “A” que receberam intervenção com EMTr, grupo “B”, submet idos a fisioterapia e grupo “C” com intervenção da fisioterapia associada a EMTr. Resultados. O grupo de fisioterapia e de associação das técnicas, melhoraram a pontuação média da funcionalidade motora do MSP, porem sem relevância estatística. Na habilidade manual houve uma melhora significativa da mão não-afetada no grupo de fisioterapia (p<0,05), enquanto no grupo de associação das técnicas essa melhora tendenciou a significância (p=0,06). Conclusões. A fisioterapia como forma de tratamento dos pacientes sequelados de hemiparesia, obteve valores com significância estatística para habilidade manual do Membro Superior Não Parético MSNP e os indivíduos submetidos à intervenção com associação das técnicas, EMTr e fisioterapia, tendenciaram a melhora dessa habilidade manual no MSNP, sugerindo que a EMTr possa ter provocado uma diminuição da excitabilidade cortical, na tentativa de estimular a solicitação da atuação do córtex lesionado.
Descrição: COSTA, H. J. B. Intervenção terapêutica da estimulação magnética transcraniana e da fisioterapia através do método Bobath em pacientes pós-acidente vascular encefálico: funcionalidade e habilidade motora dos membros superiores. 2012. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/508
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herta Janine Batista Costa.pdfHerta Janine Batista Costa1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.