Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5097
Título: Produção da mamoneira em função do efeito residual da adubação orgânica
Autor(es): Melo Filho, José Sebastião.
Palavras-chave: Ricinus communis L.
Agricultura orgânica
Produção agrícola
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: Objetivou-se com este trabalho estudar o efeito residual da aplicação de casca de mamona natural e moída, sobre a produção de mamoneira BRS energia, na região de Catolé do Rocha-PB. O experimento foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, em Catolé do Rocha-PB, durante o primeiro semestre agrícola de 2009. Cultivada em vasos plásticos de 60 L. Os tratamentos consistiram de uma combinação fatorial de duas formas de utilização da casca de mamona (natural e moída) na quantidade de 3 t ha-1 e quatro doses de Nitrogênio (0, 30, 60, 90 Kg ha-1), aplicado no cultivo anterior, em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. As doses crescentes de nitrogênio foram repetidas no experimento atual, exceto a casca de mamona e as doses fixas de fósforo usadas anteriormente, na quantidade de 30 Kg ha-1. Os resultados para as variáveis estudadas indicaram que para efeito residual, a adubação com casca natural superou a casca moída. A dose de 60 Kg ha-1de N afetou com superioridade a maioria das variáveis estudadas, exceto o número de cacho por planta onde dosagem de 90 Kg ha-1de N se sobressaiu em relação às demais.
Descrição: MELO FILHO, J. S. de. Produção da mamoneira em função do efeito residual da adubação orgânica. 2014. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5097
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Sebastião de Melo Filho.pdf461.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.