Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5098
Título: Variáveis de crescimento da mamoneira sob fertilização com casca de mamona e adubação química
Autor(es): Silva, Marcos Antônio da
Palavras-chave: Mamona
Adubos orgânicos
Fertilizantes
Data do documento: 16-Set-2014
Resumo: A casca de mamona é um subproduto das lavouras cultivadas com esta oleaginosa. Resíduo bastante usado como adubo orgânico, necessitando, no entanto, uma complementação com fertilizantes minerais. Objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento da mamoneira BRS Energia em função da adubação combinada de casca de mamona na forma moída e natural com doses crescentes de nitrogênio nas condições edafoclimáticas de Catolé do Rocha-PB. O experimento foi realizado entre setembro de 2009 a março de 2010, no Campus IV/UEPB. Realizou-se o plantio em vasos plásticos de 60 L, 57 cm de altura, 40 cm de diâmetro superior e 26,5 cm inferior. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial 2 x 4, sendo duas formas de utilização da casca de mamona (natural e moída) na quantidade de 3 t ha-1 e quatro doses de Nitrogênio (0, 30, 60, 90 kg ha-1), com quatro repetições totalizando 32 parcelas. Verificou-se que a adubação com a casca moída proporcionou melhores resultados. Para as variáveis área foliar por planta e número de folhas a dosagem 90 kg ha-1 de N sobressaiu-se em relação às demais. Já para o número de nós foi a dose de 60 kg ha-1 de N que proporcionou melhores respostas. Em relação a área foliar e diâmetro do caule da mamoneira os valores máximos foram obtidos na dose 30 kg ha-1 de N.
Descrição: SILVA, M. A. da. Variáveis de crescimento da mamoneira sob fertilização com casca de mamona e adubação química. 2014. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5098
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Antônio da Silva.pdf424.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.