Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5120
Título: Correlação entre o estadiamento da Doença de Parkinson e a qualidade de vida em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Claudia Aliny da
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Saúde da família
Qualidade de vida
Data do documento: 22-Set-2014
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é uma afecção do sistema nervoso central e ocorre nos núcleos da base, cuja função é assegurar a motricidade automática, os reflexos posturais e a harmonia da motricidade voluntária. Clinicamente caracteriza-se por tremor de repouso, rigidez muscular, bradicinesia e instabilidade postural. Objetivou-se analisar a relação entre o estadiamento da DP e a qualidade de vida em portadores da DP assistidos pelas unidades básicas de saúde da família (UBSFs) do município de Campina Grande/ PB. Este estudo tem caráter transversal, exploratório, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. Realizado com 36 pacientes assistidos pelas UBSFs. Os instrumentos utilizados foram o Protocolo de Avaliação Neurológica , Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr modificada (HYm) e o Parkinson’s Disease Questionnaire-PDQ-39. Os dados foram analisados através do programa SPSS versão 20.0, sendo os valores expressos em percentual, média, desvio padrão da média, considerando-se significantes valores de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB, sob protocolo nº 0709.0.133.000-11. Observou-se que a amostra foi composta por 52,3% casados, com idade média de 70,8±8,4 anos, sendo 52,8% do gênero masculino, tempo de doença 7,7±5,0 anos, apresentando incapacidade leve à moderada. Os resultados encontrados permitem sugerir que não há correlação entre o estadiamento da DP e a QV.
Descrição: SILVA, C. A. da. Correlação entre o estadiamento da Doença de Parkinson e a qualidade de vida em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família no município de Campina Grande/PB. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5120
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Aliny da Silva.pdfCláudia Aliny da Silva441.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.