Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5137
Título: Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica
Autor(es): Faustino, Elizabete Maria Braga
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Ensino
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O ensino de botânica revela-se de forma mais acentuada como sendo tecnicista e tradicional, com concepções de ensino e aprendizagem ainda voltados para um excesso de teoria, onde há a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes, o que não contribui para a apreensão do conhecimento. O fato de ser apresentado de forma inadequada e descontextualizada é o que faz da botânica um assunto difícil de ser aceito pela maioria dos estudantes de ensino médio. Desta forma, é importante que os professores procurem alternativas que tornem as aulas mais instigantes e interessantes. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a compreensão dos estudantes do ensino médio na abordagem do conteúdo de botânica, identificar as suas dificuldades, e a partir desta constatação, desenvolver estratégias pedagógicas numa perspectiva inovadora e facilitadora para a compreensão deste conteúdo. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, com uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola publica no município de Campina Grande-PB. A construção e execução do projeto ocorreram em seis etapas: 1. Análise do contexto escolar e acompanhamento da turma; 2. Planejamento das atividades; 3. Aula dialógica e posteriormente apresentação de seminários; 4. Aplicação de um questionário semiestruturado com o intuito de averiguar as dificuldades dos estudantes sobre conteúdos e métodos de ensino utilizados em botânica, além de definir como seriam as aulas posteriores; 5. Apresentação de uma aula teórico-prática demonstrativa; 6. Realização pelos estudantes de relatos da experiência da aula teórico-prática, e posterior análise dos dados através da técnica da análise temática descrita por Bardin (2009), e apresentados na forma de categorias construídas a partir da análise temática.. Os estudantes apresentaram compreensões que ressaltam suas afinidades e dificuldades, sobretudo, a importância dos conteúdos de botânica, valorizando e sugerindo a aula prática como metodologia apropriada para o ensino e aprendizagem dos mesmos. Pode-se concluir que a união entre teoria e prática, através do desenvolvimento de atividades experimentais, como a manipulação de amostras vegetais, foram fundamentais para uma melhor compreensão do conteúdo de botânica, e, consequentemente, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, verificouse que a afetividade e o bom relacionamento dos professores com seus alunos podem fazer a diferença na educação.
Descrição: FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5137
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabete Maria Braga Faustino.pdfElizabete Maria Braga Faustino442.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.