Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5150
Título: A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína
Autor(es): Assis, Mayara Larrys Gomes de
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Didática
Aprendizagem
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O Ensino de Biologia tem se respaldado em uma proposta educacional que prioriza as aulas expositivas, conduzindo a uma resistência entre os estudantes em estudar as Ciências da Natureza por conceberem o modo como é abordada como puramente tecnicista. No entanto, essa condição de tecnicismo pode ser superada através do uso, pelo educador, de recursos didáticos que facilitam que o estudante interaja com o meio em que vive, têm opiniões próprias, conhecimentos prévios e capacidade de estabelecer pontes de significado entre teoria e prática. Nessa perspectiva, objetivamos avaliar a eficiência da aula com experimentação como recurso didático na construção de aprendizagem sobre o conceito de proteína. Em um primeiro momento, aplicamos um questionário para identificação dos conhecimentos prévios que os estudantes tinham sobre o conceito de proteína e, neste as compreensões expressas foram bastante diversas, no entanto, não alcançaram a amplitude que envolve o conceito. Na segunda etapa da pesquisa, desenvolvemos uma aula com experimentação e reaplicamos o questionário a fim de identificar se houve formação de conhecimentos novos ancoradas na prática. Neste, as compreensões se mostraram mais ampliadas e aprofundadas, uma vez que os estudantes demonstraram uma preocupação maior em refletir e explicar suas construções. A ampliação dos conhecimentos explicitados sobre o conceito a partir do uso da aula com experimentação como recurso didático e dos conhecimentos prévios pertinentes aos estudantes evidencia a relevância das inovações metodológicas como opção à superação da condição de ensino-aprendizagem mecânico/reducionista/fragmentária.
Descrição: ASSIS, M. L. G. de. A experimentação como recurso didático no ensino do conceito de proteína. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5150
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Larrys Gomes de Assis.pdfMayara Larrys Gomes de Assis1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.