Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5156
Título: A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física
Autor(es): Oliveira, Francisco das Chagas de
Palavras-chave: Ensino de Física
Método de ensino
Experimentos de Física
Didática
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A utilização de atividades experimentais no ensino em geral, e mais especificamente no ensino de Física é apresentada, por várias pesquisas, como uma estratégia relevante e viável para a abordagem de conteúdos científicos, além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos oficiais indicam que esse uso pode levar a uma melhor compreensão dos conteúdos de Ciências trabalhados em sala de aula, especialmente da Física, por parte dos estudantes da Educação Básica. No entanto, entendemos as dificuldades pelas quais passam o ensino e especialmente quando da utilização de atividades práticas e experimentais. Com o objetivo de entendermos a visão de estudantes acerca das atividades experimentais nas aulas de Física foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário e os resultados indicam que os estudantes apresentam a visão do uso de atividades experimentais em aulas de Física como uma grande possibilidade de sucesso na aprendizagem de conteúdos e como uma forma de minimizar as situações abstratas e chatas vivenciadas por eles nas aulas. Por fim, mesmo sem vivenciarem comumente a experiência eles têm uma ideia construída e otimista acerca da utilização de atividades experimentais no ensino de Física.
Descrição: OLIVEIRA, F. das C. de. A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5156
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco das Chagas de Oliveira.pdfFrancisco das Chagas de Oliveira453.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.