Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5198
Título: Biomonitoramento da eficiência quântica fotossintética em Aspidosperma pyrifolium Mart., em áreas do trópico semiárido paraibano
Autor(es): Melo, Thonny Hill Lima
Palavras-chave: Biomonitoramento
Fotossíntese
Caatinga
Aspidosperma
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Os estudos de parâmetros ecofisiológicos são importantes porque revelam as condições fisiológicas da planta em relação às condições climáticas do ambiente. Com esta visão de estudo, foi realizada uma pesquisa de coleta de dados sobre o Biomonitoramento da Eficiência Quântica da Aspidosperma pyrifolium (Mart), espécie predominante da caatinga, com campo de coleta de dados registrado no município de Soledade, estado da Paraíba, Brasil. Para avaliação da Eficiência Quântica da espécie citada, foi utilizado o fluorômetro portátil PEA (Plant Efficiency Analizer), que coletou dados obtidos a partir de três exemplares da planta, escolhidos de maneira aleatória e expostos à intensa luminosidade natural, que é comum não só na região citada, mas também em todo o semiárido. Durante o procedimento de coleta, foram colocadas, em cada um dos exemplares escolhidos, três leaf clips, que cobriam parte da área foliar, esta ficando livre da luminosidade presente, cujos leaf clips foram mantidos por aproximadamente, 90 minutos (efeito Kautsky), procedendo-se às medições da emissão de fluorescência. Os resultados mostraram a redução significativa da atividade fotossintética mediante o estresse hídrico comum do semiárido, para valores mínimos de 0,353 pontos em dezembro de 2012, muito abaixo daquilo que é necessário para que a planta sobreviva sem o risco de morte.
Descrição: MELO, T. H. L. Biomonitoramento da eficiência quântica fotossintética em Aspidosperma pyrifolium Mart., em áreas do trópico semiárido paraibano. 2013. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5198
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thonny Hill Lima Melo.pdfThonny Hill Lima Melo942.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.