Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5215
Título: Rotulagem ambiental: Contextualização em uma escola estadual do município de Puxinanã - PB
Autor(es): Albuquerque, Alderiza Veras de
Palavras-chave: Rotulagem ambiental
Embalagens plásticas
Preservação ambiental
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O aumento da população mundial ocorrido nas últimas décadas e a globalização tem remetido a uma crise ambiental complexa, delimitada pelo mau uso dos recursos naturais esgotáveis e o consumismo cada vez maior de produtos industrializados, que através de processos produtivos incorretos, poluem e castigam o meio ambiente, conduzindo a patamares elevados de desigualdade social e consequentemente a uma perspectiva de futuro caótico. Atuando sobre essa situação foi criada a Rotulagem Ambiental, com o intuito de divulgar as práticas de cuidados para com o meio ambiente. São selos ambientais, sendo o mais divulgado o selo verde, que têm a finalidade de identificar produtos menos agressivos ao ambiente em detrimento dos concorrentes e fazer a comunicação entre produtor e consumidor. Nesse sentido esta pesquisa teve o objetivo de trabalhar a Rotulagem Ambiental com alunos do ensino médio de uma Escola Estadual do Município de Puxinanã-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem quantiqualitativa e que teve como meios de investigação a pesquisa literária e de campo. Os resultados apontaram entre os alunos, maiores esclarecimento sobre os rótulos das embalagens plásticas, visto que a maioria destes tem uma grande preocupação como os resíduos gerados e lançados ao meio ambiente e foram capazes de identificar os rótulos ambientais nas embalagens. Nesse sentido os alunos passaram a ter uma melhor compreensão dos diferentes tipos de plásticos, simbologias e códigos de reciclagem. É importante que as novas gerações saibam reconhecer os selos ambientais e que estejam inseridos em uma estratégia voltada para a conservação e preservação do meio ambiente, onde a escola é um lugar ideal para que esse processo aconteça.
Descrição: ALBUQUERQUE, A. V. de. Rotulagem ambiental: Contextualização em uma escola estadual do município de Puxinanã - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5215
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alderiza Veras de Albuquerque.pdfAlderiza Veras de Albuquerque1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.