Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5227
Título: Ventilação mecânica em neonatos: fatores predisponentes e implicações clínicas
Autor(es): Alencar, Rayanne Limeira
Palavras-chave: Fatores predisponentes
Neonato
Ventilação mecânica
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Ao nascer, alguns neonatos precisam ser submetidos ao uso de Ventilação Mecânica (VM), seja invasiva ou não. Tal uso justifica-se, principalmente, pela imaturidade do sistema respiratório, suscitando cuidados intensivos em saúde. O objetivo deste estudo foi verificar quais são os fatores predisponentes para a VM, em neonatos, bem como averiguar as principais implicações clínicas associadas à mesma. Realizou-se um estudo caso-controle, retrospectivo, através da avaliação de prontuários. A amostra constitui-se de 175 neonatos, internados na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico de Campina Grande - PB, no período de Janeiro/2011 a Abril/2013. Para análise estatística foi utilizado o teste Qui-Quadrado (x 2 ). Quando a frequência no x , foi inferior a cinco, utilizou-se o Teste Exato de Fisher, sendo considerado nível de significância p<0,05, através do SPSS, versão 19.0. Dos neonatos pesquisados 64,6% eram do sexo masculino. Observou-se associação significativa do tipo de VM com tipo de parto (p<0,014), classificação do neonato segundo idade gestacional (p<0,05), peso ao nascer (p<0,01), APGAR no primeiro (p<0,001) e quinto minuto (p<0,001) e doença da membrana hialina (p<0,001). Neonatos com prematuridade extrema (57,1%) estiveram mais susceptíveis a VM invasiva, assim como aqueles com hipóxia moderada (52,9%) e grave (38,2%), sendo essas associações significativas (p<0,001). Fatores relacionados ao nascimento dos neonatos como idade gestacional, presença de doença da membrana hialina, classificação da prematuridade e grau de hipóxia apresentaram associação com o tipo de VM. Portanto destaca-se a importância de atividades de vigilância e possível controle destes na redução da necessidade de VM invasiva em neonatos.
Descrição: ALENCAR, R. L. Ventilação mecânica em neonatos: fatores predisponentes e implicações clínicas. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5227
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Limeira Alencar.pdfRayanne Limeira Alencar803.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.