Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5228
Título: Equoterapia na encefalopatia crônica não progressiva: um estudo de caso
Autor(es): Agra, Stevie Wonder da Costa
Palavras-chave: Equoterapia
Paralisia cerebral
Pessoas com necessidades especiais
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A Equoterapia é um procedimento terapêutico que visa melhorar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais, através da reabilitação motora e educacional. Dentre os benefícios oferecidos por esta prática, é possível destacar os efeitos terapêuticos na reabilitação de pacientes com Encefalopatia Crônica não Progressiva (Paralisia Cerebral). O papel do fisioterapeuta junto à equipe multidisciplinar é restabelecer funções corporais que apresentam alterações sensóriomotoras, utilizando os estímulos proporcionados pelo cavalo. Assim o objetivo deste estudo foi analisar a eficácia da equoterapia numa portadora de Paralisia Cerebral (PC). Caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo e análise documental em abordagem quantitativa, realizado através do prontuário. Os atendimentos ocorreram uma vez por semana durante três anos. A amostra foi composta por uma criança com encefalopatia crônica não progressiva, que apresentou alterações posturais, disfunção da marcha, déficits de equilíbrio e coordenação motora. . Os dados foram coletados através da ficha de avaliação fisioterapêutica inserida no prontuário já mencionado. Após coletados e analisados os dados conclui-se que a paciente evoluiu com relação às funções motoras e sociais, assim como no alinhamento corporal, controle das sinergias globais , equilíbrio estático e dinâmico.
Descrição: AGRA, S. W. da C. Equoterapia na encefalopatia crônica não progressiva: um estudo de caso. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5228
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stevie Wonder da Costa Agra.pdfStevie Wonder da Costa Agra770.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.