Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5231
Título: Efeito de diferentes tempos de exposição na detecção de limas endodônticas de pequeno calibre em imagens digitais do tipo psp
Autor(es): Lima Neto, José Cordeiro
Palavras-chave: Endodontia
Radiografia dentária
Imagem radiográfica
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de exposição na detecção de limas de pequeno calibre, destinadas à determinação do comprimento endodôntico de trabalho do canal mesiovestibular dos primeiros molares inferiores, quando em uso de uma placa de fósforo. Foram selecionados 30 dentes humanos, sendo 10 pré-molares, 10 primeiros molares inferiores e 10 molares avulsos. Os dentes foram posicionados em 10 blocos de silicone, simulando uma arcada dentária. Os 1º molares inferiores(dentes teste) tiveram suas medidas de comprimento total de trabalho do canal mesio-vestibular obtidas através de um medidor eletrônico (ME – 1mm). Foram realizadas radiografias periapicais digitais utilizando um sistema digital do tipo PSP, Digora Optime® em seis diferentes tempos de exposição – 0,12,0,16, 0,20, 0,25, 0,32,0,40s. As imagens foram arquivadas para que os avaliadores determinassem o comprimento de trabalho de cada dente avaliado. Após esta primeira avaliação, limas K 8, 10 e 15 foram introduzidas no canal mesio-vestibular, no comprimento real de trabalho determinado pelos avaliadores. As imagens foram dispostas de maneira aleatória para que os avaliadores pudessem determinar o comprimento da lima e se este comprimento era satisfatório. Foram realizados testes de normalidade e testes não paramétricos. Realizou-se o teste de Mann Whitney, feito para comparar a medida real da estrutura dentária (imagem sem as limas) com a determinação do comprimento de trabalho do canal mesio-vestibular após posicionamento das limas em diferentes tempos de exposição radiográfica. O resultado da análise das mensurações da pesquisa comprovou a qualidade das imagens produzidas com as radiografias digitais do tipo de PSP, com uma distorção do comprimento sem significância estatística em relação ao comprimento original, comprovando a afirmação que esse sistema trabalha em escala dinâmica, ou seja, é capaz de produzir imagens com qualidade diagnóstica em tempos de exposição variados.
Descrição: LIMA NETO, J. C. Efeito de diferentes tempos de exposição na detecção de limas endodônticas de pequeno calibre em imagens digitais do tipo psp. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5231
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cordeiro Lima Neto.pdfJosé Cordeiro Lima Neto1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.