Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5263
Título: Avaliação funcional do assoalho pélvico e atividade física
Autor(es): Medeiros, Marina de Sousa
Palavras-chave: Assoalho pélvico
Atividade física
Eletromiografia
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: INTRODUÇÃO avaliação da funcionalidade do assoalho pélvico é imprescindível na consolidação de diagnósticos das disfunções do trato genitourinário. Existem diversos meios de realizar esta avaliação, porém a avaliação digital vaginal é amplamente utilizada na prática clínica por seu baixo custo, e fácil aplicabilidade. A perineometria representa uma importante ferramenta tanto no diagnóstico como no tratamento das disfunções do trato genitourinário, avaliando por meio da mensuração da pressão dos músculos do assoalho pélvico (MAP). A eletromiografia vem sendo cada vez mais empregada para avaliação dos MAP, através da captação dos sinais elétricos do músculo esquelético. Quanto a influencia dos níveis de atividade física na funcionalidade do assoalho pélvico a literatura ainda é escassa e inconclusiva. OBJETIVO: Verificar a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico em nuligestas de acordo com o nível de atividade física.MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado na cidade de Campina Grande – PB com 22 mulheres nuligestas com vida sexual inicializada. Os dados foram coletados através questionário contendo características demográficas e antropométricas, sociais, hábitos de vida e características da vida sexual, e o nível de atividade física por meio do International PhysicalActivity Questionnarie – IPAQ. A funcionalidade do assoalho pélvico foi verificada através da palpação digital vaginal, perineometria e pela eletromiografia. A análise estatística foi feita utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão20.0, utilizando o teste de Shapiro-Wilk, o teste post hoc de Dunn e o coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS:Não foi evidenciada nenhuma relação estatisticamente significativa (p<0,05), através da correlação de Sperman, entre os níveis de atividade física e a perinieometria e a eletromiografia. Porém, encontramos relação entre o tempo em que o indivíduo passa sentado com a frequência mediana dos músculos internos do assoalho pélvico. CONCLUSÃO:O tempo em que o indivíduo passa sentado possui uma relação inversa a frequência média do sinal eletromiográfico dos músculos do assoalho pélvico (MAP).
Descrição: MEDEIROS, M. de S. Avaliação funcional do assoalho pélvico e atividade física. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5263
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina de Sousa Medeiros.pdfMarina de Sousa Medeiros997.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.