Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5285
Título: A construção dos sentidos nas notícias e os graus de realidade expandida no telejornal Bom dia Brasil
Autor(es): Andrade, Thiago da Silva
Palavras-chave: Realidade Expandida
Simulação
Manipulação
Telejornalismo
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de como as novas tecnologias proporcionam ao telejornalismo a possibilidade de manipular imagens gravadas ou criar imagens em computadores para produzir efeitos de realidade nas narrativas das notícias exibidas pelo telejornal na atualidade. Analisamos a produção de sentidos nas notícias através da manipulação ou simulação e infoimagem construídas na edição tanto quanto medimos os graus de realidade expandida e a produção de sentidos para os telespectadores, tendo como objeto de estudo as notícias do telejornal Bom Dia Brasil no período de 11 a 15 de Março de 2013. Uma gama de procedimentos utilizados pelo telejornalismo atual legitimados pelos usos de recursos tecnológicos possibilita a construção de mundos possíveis através de simulações interpretando a realidade social da vida cotidiana da população em geral. Realidade Expandida é o conceito recentemente utilizado para descrever a relação na construção dentro do processo de edição jornalística entre a realidade midiática e o sentido mais verossímil e inteligível contato nas noticias exibidas nos telejornais produzindo efeitos de realidade e consolidando o elo de confiança estabelecido entre o telejornal e o telespectador. Para tanto nos fundamentamos em CABRAL (2012), VIZEU (2000), dentre outros.
Descrição: ANDRADE, T. da. S. A construção dos sentidos nas notícias e os graus de realidade expandida no telejornal Bom dia Brasil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5285
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago da Silva Andrade.pdfThiago da Silva Andrade787.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.