Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/531
Título: A eficácia da Estabilização Segmentar nas lombalgias
Autor(es): Ferreira, Damara Fernandes
Palavras-chave: Fisioterapia
Lombalgia
Estabilização Segmentar
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A lombalgia é uma das causas mais freqüentes de procura de atendimento médico, afetando 70% a 80% da população adulta que em algum momento da vida sofreram ou sofrerão com dor lombar. É uma das principais causas de incapacidade funcional, classificada em segundo lugar entre as causas de afastamento do trabalho. Existem inúmeros métodos terapêuticos para amenizar essas dores, mas necessitam de um tratamento eficaz em um curto tempo diminuindo os episódios de recidivas. Nesse trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre lombalgia e Estabilização Segmentar e estudos de caso com intervenção, analítico e descritivo para analisar a eficácia da técnica de Estabilização Segmentar em pacientes com quadros de lombalgia em seus estágios crônicos. Foram selecionados para participaram da pesquisa 3 indivíduos, que passaram pelos seguintes critérios de inclusão: idade entre 21 e 50 anos do gênero feminino, com diagnóstico confirmado de lombalgia com etiologia variada, apresentar capacidade de compreensão e comunicação verbal efetiva e que se disponibilizaram a participar do estudo. Sendo excluídos, gestantes, pacientes que apresentassem alterações motoras, auditiva e/ou visual e apresentassem comprometimentos neurológicos e/ou ortopédicos que limitavam, impediam a realização dos exercícios. O grupo foi tratado durante 12 sessões com duração de 40 minutos. Foram avaliados com uma anamnese e um exame físico, cada paciente foi analisado antes e depois de cada sessão com a Escala Visual Analógica da dor (EVA) e o Índice de Oswestry antes e após o fim do tratamento. O estudo teve algumas dificuldades para ser realizado devido ao pequeno número de amostra e o curto período de tratamento. Assim, toda a amostra avaliada apresentou diminuição da sintomatologia da dor e melhora do grau de incapacidade dos pacientes, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos indivíduos com diagnósticos de lombalgias subagudas e crônicas e contribuindo futuramente para tratamento de dores lombares.
Descrição: FERREIRA, D. F. A Eficácia da Estabilização Segmentar nas lombalgias. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/531
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damara Fernandes Ferreira.pdfDamara Fernandes Ferreira1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.