Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5326
Título: A importância do Microcrédito Produtivo Orientado para as microempresas informacionais: um estudo de campo na cidade de Patos
Autor(es): Dantas, Josivânia Oliveira
Palavras-chave: Empreendedorismo
MIcrocrédito
Empreendedoras informais
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: O empreendedorismo é uma realidade crescente no cenário econômico mundial e as mulheres vêm conquistando seu espaço neste universo tão competitivo com grande destaque. Para que um empreendimento se desenvolva, seja ele formal ou informal, faz-se necessário investimento de capital e muito trabalho. Neste sentido, a pesquisa em foco, busca responder a seguinte problemática: Qual a contribuição do Microcrédito Produtivo Orientado para a implementação e desenvolvimento de microempreendedoras informais do município de Patos? Este estudo se propõe a compreender a contribuição do microcrédito na implementação e desenvolvimento dos empreendimentos informais idealizados por mulheres. Com vistas a atender a este objetivo, inicialmente foi traçado o perfil socioeconômico das empreendedoras, também foi feita a descrição do processo de concessão do microcrédito, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras em conseguir empréstimo e por fim, se o microcrédito é relevante para o desenvolvimento das referidas empreendedoras. Para atender ao questionamento levantado, realizou-se um estudo de campo junto às empreendedoras informais da cidade de Patos. O método de pesquisa abordado neste trabalho de conclusão de curso foi o indutivo e a pesquisa do tipo descritiva com uma abordagem quanti-qualitativa. A coleta dos dados se deu através de questionário aplicado junto às empreendedoras informais, estes foram tabulados e, após analisados, organizados em gráfico e tabelas. Os resultados encontrados evidenciaram que as empreendedoras informais enfrentam algumas dificuldades para conseguir empréstimo devido às exigências das instituições financeiras e que o microcrédito tem grande importância para o desenvolvimento e implementação de seus empreendimentos, proporcionando melhorias significativas.
Descrição: DANTAS, J. O. A importância do Microcrédito Produtivo Orientado para as microempresas informacionais: um estudo de campo na cidade de Patos. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5326
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivânia Oliveira Dantas.pdfJosivânia Oliveira Dantas876.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.