Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/534
Título: Análise cinemática da marcha em hemiparéticos crônicos submetidos a um programa de intervenção fisioterapêutica em grupo
Autor(es): Souza, Clécio Gabriel de
Palavras-chave: Fisioterapia
Marcha humana
Hemiparesia
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a terceira maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo ocidental, expressando como sinal comum a hemiparesia, desenvolvida em fase crônica e caracterizada por danos nas habilidades motoras, com principal comprometimento da marcha, que se torna assimétrica, arrítmica e descoordenada, afetando diretamente a qualidade de vida do indivíduo. A fisioterapia tem papel imprescindível na avaliação e reabilitação do paciente neurológico com déficit motor pela recuperação dos padrões deambulatórios e reeducação dos movimentos. O objetivo desse estudo foi analisar a cinemática da marcha em hemiparéticos crônicos e observar os efeitos de um programa de intervenção fisioterapêutica em grupo sobre os parâmetros espaciais e temporais da marcha. Foi desenvolvido um estudo do tipo quase experimental com oito hemiparéticos crônicos, de ambos os gêneros, com idade média de 50,75 ± 9,0 anos e tempo médio de acometimento de 6,75± 4,1 anos, em que 75% dos hemiparéticos tinham o dimídio direito afetado. O programa de intervenção fisioterapêutica foi composto por atividades de cinesioterapia; estimulação sensorial e proprioceptiva; treino de marcha e atividades funcionais para vida diária, durante um período de três meses. Após análise dos dados, os hemiparéticos apresentaram um aumento significativo (p < 0,05) no comprimento do passo de 0,37 para 0,40 m. Outros parâmetros da marcha analisados foram: velocidade, cadência, duração da passada, fase de balanço e tempos de suporte simples e duplo, e embora não tenham representado diferenças estatisticamente significantes, apresentaram alterações positivas nos seus valores para a marcha. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o programa de intervenção fisioterapêutica em grupo foi capaz de melhorar aspectos da marcha em hemiparéticos crônicos, especialmente o comprimento do passo, entretanto sugere-se a elaboração de mais estudos com amostra e tempo de intervenção maior para melhor elucidação dos resultados encontrados nessa pesquisa.
Descrição: SOUZA, C. G. de. Análise cinemática da marcha em hemiparéticos crônicos submetidos a um programa de intervenção fisioterapêutica em grupo. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/534
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clécio Gabriel de Souza.pdfClécio Gabriel de Souza1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.