Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5352
Título: Produção de milho cultivar bandeirante em função de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de cobertura morta
Autor(es): Silva, Joselma Nogueira da
Palavras-chave: Adubação orgânica
Evapotranspiração
Necessidade hídrica
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O manejo da adubação orgânica e da irrigação e plantios bem estabelecidos têm obtido um maior desenvolvimento e volume da produção e exportação do milho brasileiro. Em culturas irrigadas o manejo hídrico tem como finalidade o quanto e quando irrigar, tendo como base a quantidade de água a se aplicar de acordo com a necessidade hídrica da cultura. O experimento foi desenvolvido em condições de campo na Estação Experimental Agroecológica no Centro de Ciências Humanas e Agrárias-CCHA, pertencente á Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. Objetivou-se com a pesquisa avaliar o desenvolvimento produtivo do milho bandeirante, sob efeito de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de cobertura morta em condições de campo no município de Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com seis repetições, distribuídos em arranjo fatorial 4 x 2, na presença (C1) e ausência (C0) de matéria orgânica, utilizando-se palha de arroz como cobertura morta. Foram aplicadas quatro lâminas de irrigação baseados na evapotranspiração (ET0): [(L1= 40, L2= 70, L3= 100 e L4 = 130% da ET0 (mm dia-1). Avaliou-se as seguintes variáveis: número de espigas por planta; peso de grãos por espigas; peso de 100 grãos; número de grãos por espigas; diâmetro transversal da espiga e diâmetro longitudinal da espiga. Diante dos resultados obtidos na presente pesquisa, verificou-se que as variáveis analisadas não sofreram efeitos significativos da cobertura morta na presença (C1) e ausência (C0). As laminas de irrigação não se comportou de maneira significativa para o número de espigas por planta; peso de 100 grãos; número de grãos por espigas; diâmetro transversal da espiga e diâmetro longitudinal da espiga, com exceção apenas para o peso de grãos por espigas que sofreu significância estatística a 1% de probabilidade, sendo a lamina de irrigação L1 = 40% da ET0 (mm dia-1), que proporcionou melhores resultados nas variáveis analisadas.
Descrição: SILVA, J. N. da. Produção de milho cultivar bandeirante em função de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de cobertura morta. . 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5352
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma Nogueira da Silva.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.