Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/539
Título: Influência do estado cognitivo sobre a qualidade de vida em idosos do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Tavares, Carla Danielle
Palavras-chave: Qualidade de vida
Estado cognitivo
Idoso
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O envelhecimento é um processo fisiológico natural, dinâmico e progressivo envolvendo fatores que promovem alterações no corpo humano, como o declínio na capacidade cognitiva, podendo influenciar na qualidade de vida. Objetivos: Identificar a influência do estado cognitivo sobre a qualidade de vida em idosos do município de Campina Grande – PB, caracterizar os dados sociodemográficos e clínicos, o perfil cognitivo e o perfil da qualidade de vida. Metodologia: Fizeram parte desse estudo 316 idosos com 60 anos ou mais, assistidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSFs. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: Formulário de Pesquisa; Mini Exame do Estado Mental (MEEM); e Escala de Qualidade de Vida de Flanagan (EQVF). Os dados foram analisados através do software Graph Pad Prism versão 4.0, sendo expressos em porcentagem, média e desvio padrão da média, considerando significantes valores de p< 0,05. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba sob Nº de protocolo 0397.0.133.000-10. Resultados: Observou-se predominância do gênero feminino, analfabetos, com renda mensal de até um salário mínimo, histórico de atendimento ambulatorial, uso de um ou dois medicamentos, portadores de hipertensão arterial, com uma melhor percepção de saúde, 92,4% dos idosos não apresentaram déficit cognitivo e 79,1% apresentaram alta qualidade de vida, com influência do estado cognitivo sobre a qualidade de vida em analfabetos (p= 0,02). Conclusões: A maioria dos idosos não apresentou alteração cognitiva; obteve alta qualidade de vida e observou-se influência do estado cognitivo sobre a qualidade de vida em idosos analfabetos.
Descrição: TAVARES, C. D. Influência do estado cognitivo sobre a qualidade de vida em idosos do município de Campina Grande - PB. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/539
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Danielle Tavares.pdfCarla Danielle Tavares485.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.