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dc.contributor.authorPereira, Márcio Luís de Oliveira
dc.date.accessioned2014-10-09T16:18:26Z
dc.date.available2014-10-09T16:18:26Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 372.623
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5398
dc.descriptionPEREIRA, Márcio Luís de Oliveira. Letramento e transversalidades no contexto da EJA. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foiapresentar uma possibilidade de abordagem metodológica que busque aprimorar a capacidade de leitura e produção de textos escritos e orais dos alunos concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o Ensino Médio da Escola Luís Ribeiro Limeira na Cidade de Santa Rita-PB. Pois se contatou que esses educandos concluíam este curso e mesmo assim apresentavam deficiências profundas nas habilidades de ler e escrever. De fato a situação de letramento da maioria era extremamente deficiente. Isso demonstra que há falhas graves nos métodos ou abordagens usadas no processo de ensino. Pode-se afirmar que essa modalidade de ensino é a mais desafiadora de todo o sistema educacional do nosso país porque os alunos que chegam à EJA são aqueles que não se adequaram ao sistema regular de ensino por vários motivos: necessidade de trabalhar para sustentar a família, gravidez na adolescência, reprovações sucessivas que produziu uma distorção grave entre a idade e a série cursada, uso e tráfico de drogas e tantos outros problemas de ordem social. Nessas circunstâncias ficou claro que o chamado método “convencional” de ensino já havia sido ineficiente, por isso surgiu à ideia de promover uma abordagem que usasse música popular para estimular e descontrair o ambiente e fomentar o debate sobre temas do cotidiano, integrados aos estudos de conteúdos gramaticais mais usuais para a vida diária dos alunos. O trabalho se desenvolveu por meio da seguinte metodologia: avaliação inicial na qual se verificouas deficiências nas habilidades que devem ser aprimoradas, foram aplicadas sete atividades, envolvendo leitura, escrita, reescrita dos textos produzidos e expressão oral e uma avaliação final para se verificar se houve progresso do aluno após o cumprimento das tarefas. Ao fim do processo constatou-se o progresso dos alunos no tocante às habilidades de ler e escrever. Essa afirmação se comprova por meio da observação das atividades durante o processo, das avaliações finais e da aprovação de muitos alunos em vestibulares e outros processos seletivospt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Antonio Augusto Pereira de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleLetramento e transversalidades no contexto da EJA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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