Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Valter Pereira
dc.date.accessioned2014-10-09T16:51:05Z
dc.date.available2014-10-09T16:51:05Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 371.5
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5421
dc.descriptionGOMES, Valter Pereira. Indisciplina na sala de aula: causas e consequências no processo educacional de acordo com a opinião dos professores e alunos. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico pretende analisar em uma escola municipal quais os fatores que levam alguns alunos serem indisciplinados, e verificar como a instituição está preparada para lidar com este fenômeno. A escolha da escola campo se deu pelo fato da mesma estar localizada na periferia e atender a várias comunidades carentes de seu entorno, localidades que apresentam um alto índice de violência. Nesse processo de pesquisa, aprimoramos nossos conhecimentos com a pesquisa teórica e aplicamos questionários com alguns componentes da escola, professor (a) e aluno (a). Os questionários foram tratados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa levando-nos a alcançarmos nossos objetivos. A nossa abordagem baseou-se em teóricos da área estudada como Ferreira (2008), Vasconcelos (1999), Abramovay (2003), entre outros. O estudo revelou indícios de indisciplina em sala de aula, na instituição analisada e que a mesma não está preparada para enfrentar tal fenômeno , uma vez que não existe reflexão sobre o tema e muito menos discussão adequada a fim de preparar e apoiar às pessoas da comunidade escolar em relação às atitudes de combate e resistência a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa sinaliza para o fato de que não há nenhum programa na instituição que desenvolva ações eficazes para solucionar esse e outros atos de violência frequentes do dia-a-dia daquela escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Neuma de Farias Campinaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleIndisciplina na sala de aula: causas e consequências no processo educacional de acordo com a opinião dos professores e alunospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valter Pereira Gomes.pdfValter Pereira Gomes 946.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.