Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5422
Título: Possibilidades de aprendizagens nos ciclos da alfabetização: a importância da leitura nesse processo.
Autor(es): Nunes, Diva Rosângela
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Escola-família
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa escola da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, tendo como foco a análise das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita das crianças no Ciclo da Alfabetização. O estudo, no aspecto teórico metodológico foi pautado em uma abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso em uma escola do bairro de Mandacaru. A estrutura deste texto está organizada em capítulos: Na Introdução apresentamos o contexto e aproximação com o tema. No capítulo A alfabetização no Brasil: história e concepções pedagógicas tratamos de um breve histórico da alfabetização no Brasil e sua evolução no contexto escolar nas últimas décadas, seguido dos subtítulos: abordagem dos elementos conceituais da alfabetização e do letramento, suas aproximações metodológicas e operacionais esclarecendo as diferenças conceituais entre ambos e sua aplicabilidade. No capítulo A leitura e a escola analisamos os processos de aquisição da língua falada no âmbito da escolarização, do tempo e do espaço escolar, tratando do ensino em ciclos como alternativa para ressignificação das práticas escolares e apresentando a experiência de ciclos implantada na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. No capítulo Análise de dados analisamos os dados coletados em entrevista aos estudantes e professores das séries iniciais da referida escola. Concluímos este trabalho apresentando algumas reflexões acerca das implicações que interferem na aprendizagem e o que se pode fazer para o enfrentamento do problema.
Descrição: NUNES, Diva Rosângela. Possibilidades de aprendizagens nos ciclos da alfabetização: a importância da leitura nesse processo. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5422
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diva Rosângela Nunes.pdfDiva Rosângela Nunes 775.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.