Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5429
Título: Abordagem histórica-social da educação do campo e o estudo de caso do assentamento Tiradentes em Mari-PB
Autor(es): Silva, Marilene Melo da
Palavras-chave: Educação do campo
Assentamento Tiradentes
Escola
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente trabalho aborda questões pertinentes a educação do campo, onde se analisará a relação existente das práticas pedagógicas, políticas públicas, lutas sociais e o ambiente escolar. Tendo como objetivo apresentar os fatos históricos e mostrar a vivência das escolas do campo. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico por se basear em análise de artigos, leis, impressos dentre outros; numa pesquisa participante por compartilhar a vivência dos sujeitos pesquisados e de campo por ser realizado na Escola Tiradentes no assentamento, que possui o mesmo nome, localizada na cidade Paraibana de Mari. E ainda estudo de caso a cerca do assentamento que ofereceu uma riqueza de informações sobre o convívio social e seu papel educacional. E como resultados pode-se constatar que a mesma se encontra localizada em uma região de fácil acesso, com estrutura diferenciada e moderna equiparada aos moldes não esperados de uma escola do campo. Concluindo, portanto, que se trata de uma escola-modelo de Educação do Campo, que tem uma história de lutas e conquistas relacionadas diretamente com ações dos movimentos ligados à reforma agrária.
Descrição: SILVA, Marilene Melo da. Abordagem histórica-social da educação do campo e o estudo de caso do assentamento Tiradentes em Mari-PB. 2014. 80f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5429
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilene Melo da Silva.pdfMarilene Melo da Silva 2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.