Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5439
Título: Uma abordagem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Estadual Liceu Paraibano
Autor(es): Sousa, Maria Goretti Santos de
Palavras-chave: Agricultura familiar
PNAE
Educação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente trabalho aborda o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na Escola Liceu Paraibano, no município de João Pessoa, Paraíba. Partimos de uma pesquisa de campo realizada com alunos, gestores e fornecedores da merenda escolar, na Escola Liceu Paraibano, localizada no município de João Pessoa (PB). Nosso objetivo foi averiguar a qualidade, consumo, distribuição e conhecimento dos escolares acerca do PNAE. O estudo contou com um questionário, com dez perguntas. Partindo dos postulados teóricos de estudiosos como Belik (2007), Belik; Chaim (2009); e dados secundários da Controladoria Geral da União, bem como as informações publicadas nos sites oficiais da União e do estado da Paraíba, no que concerne à criação política e implementação do PNAE na Escola Estadual Liceu Paraibano. Utilizamos a abordagem mista, portanto, quantitativa e qualitativa. Buscamos construir uma reflexão do Programa levando em consideração a localização e contexto no qual o mesmo está situado: João Pessoa (PB). Os dados revelam que a maior parte dos entrevistados é do sexo masculino; que parte significativa consome a merenda escolar; ainda, que haja certa resistência em assumir seu consumo (associado à falta do alimento em casa); os dados revelaram, ainda, que a totalidade dos partícipes não sabia ou nunca tinham ouvido falar do Programa. Ao concluir esta pesquisa, reafirmamos que mesmo as formas de gestão e distribuição do programa sendo de certa forma, deficientes, o programa tem funcionando e conseguido chegar à mesa dos escolares com qualidade.
Descrição: SOUSA, Maria Goretti Santos de. Uma abordagem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Estadual Liceu Paraibano. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5439
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Maria Goretti Santos de Sousa.pdfMaria Goretti Santos de sousa844 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.