Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/544
Título: Ocorrência de estresse ocupacional nos servidores da segurança pública
Autor(es): Araújo Filho, José Bezerra de
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Estresse
Qualidade de vida
Trabalho
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O estresse define-se como uma reação do organismo, promovendo alterações no âmbito físico e psicológico que ocorrem quando o indivíduo se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro o irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que lhe traga grande felicidade. O estresse ocupacional pode ser chamado de burnout, ou seja, síndrome com características associadas aos fatores de exaustão e esgotamento, que representam uma resposta aos estressores laborais crônicos. A profissão dos servidores da segurança pública pelo contato contínuo que sua função proporciona em relação à sociedade é considerada uma profissão estressante. Devido a sua alta incidência (59%) pelas complicações desencadeadas, esse trabalho tem como objetivo verificar a ocorrência de estresse ocupacional em uma amostra de 30 servidores da segurança pública nos presídios de Campina Grande - PB. Foi realizada uma pesquisa do tipo transversal e descritiva, com abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados desta pesquisa, foram utilizados dois questionários um para identificação do entrevistado e outro com perguntas sobre a qualidade de vida profissional adaptado do Questionário de Qualidade de Vida Profissional (QVP-35). Foi verificado que 57% (n=17) de todos os servidores estudados apresentaram idade entre 21 e 30 anos, 60% (n=18) eram casados, quanto ao nível de escolaridade, 40% (n=12) tinham nível superior incompleto, 83% (n= 25) tinham até cinco anos de serviço prestado no sistema prisional e 64% (n=19) apresentaram estresse ocupacional. Fica nítido a importância da prevenção das complicações decorrentes do estresse ocupacional, por meio da fisioterapia, para a promoção de uma melhor qualidade de vida dos servidores de segurança pública no trabalho.
Descrição: ARAÚJO FILHO, J. B. de. Ocorrência de estresse ocupacional nos servidores da segurança pública. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/544
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Bezerra de Araújo Filho.pdfJosé Bezerra de Araújo Filho336.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.