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dc.contributor.authorFernandes, Carla de Souza-
dc.date.accessioned2014-10-09T18:00:45Z-
dc.date.available2014-10-09T18:00:45Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5445-
dc.descriptionFERNANDES, Carla de Souza. Leitura e escrita na educação infantil: resignificando a prática pedagógica a partir do lúdico. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades, e não deve ser visto apenas como diversão ou momentos de prazer, mas em momentos de desenvolver a criatividade, a socialização, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores, dentre outros aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem do sujeito. Assim sendo, torna-se importante a inserção de atividades lúdicas no cotidiano da sala de aula, principalmente, na Educação Infantil. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo refletirmos sobre a importância da ludicidade no processo de leitura e escrita da criança da Educação infantil, através do desenvolvimento do projeto “A solidariedade das letras” realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Odilon Coutinho, localizada no Município de João Pessoa - PB. Para isso, fizemos um estudo bibliográfico, em como um relato de experiência, tendo como suporte teórico os estudos de Araújo (1992), Scliar-Cabral (1992), Terzi (1995), Santos (2002), Travaglia (2002), Kishimoto (2003), Pedroza (2005), Luckesi (2005), Maluf (2009), dentre outros. Através dos resultados obtidos percebemos que o brincar é essencial para o desenvolvimento motor, emocional, social e cognitivo da criança, pois possibilita momentos prazerosos, além de permitir o desenvolvimento de habilidades e competências à sua convivência social. Percebe-se, ainda, que o lúdico emerge como um instrumento que convida a criança a aprender brincando, de forma concreta, significativa e prazerosa possibilitando aprendizagens diversificadas e atrativas que contribuem para o seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleLeitura e escrita na educação infantil: resignificando a prática pedagógica a partir do lúdicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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