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dc.contributor.authorSantos, Jucelio Soares dos-
dc.date.accessioned2014-10-10T12:45:25Z-
dc.date.available2014-10-10T12:45:25Z-
dc.date.issued2014-10-10-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5455-
dc.descriptionSANTOS, J. S. Uma proposta para concepção de um software educacional para auxiliar a alfabetização de crianças com dislexia. 2014. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs crianças disléxicas inseridas em salas de aulas convencionais, no tocante ao processo de aprendizagem, enfrentam uma série de dificuldades. Um dos problemas mais significativos nesse processo é a dificuldade de associar os sons às letras. Embora haja um esforço por parte do aluno, a dificuldade em juntar as letras para formar sílabas, e em juntar as sílabas para formar palavras compromete os primeiros passos na escrita e na leitura. Muitas vezes têm todo seu processo educacional prejudicado pelo ensino tradicional. Diante a esse distúrbio, é necessário instigar e desenvolver o processo fonológico através de atividades que estimulem a percepção e a memória auditiva, trabalhadas na fase pré-escolar, visando à diminuição do impacto da leitura nos disléxicos. Isso pode ser feito com a utilização de software educacional (SE) escolhido criteriosamente para se adequar as necessidades do aluno. Alguns destes softwares são ferramentas que facilitam o processo de ensinoaprendizagem por meio do desenvolvimento de habilidades sócio-motoras. Compreendem desde jogos a atividades que desenvolvam uma habilidade específica ou várias habilidades. Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento da concepção de um jogo educacional para crianças disléxicas na fase de alfabetização, a ser utilizado como uma ferramenta de apoio no processo de aquisição da leitura e da escrita. A proposta do jogo é melhorar a percepção audiovisual de um disléxico a partir de atividades lúdicas e de caráter educacional trabalhadas na fase de alfabetização. Almeja-se que, futuramente, a concepção do jogo desenvolvida neste trabalho seja implementada e o SE seja usado como ferramenta terapêutica que facilite o processo de ensino-aprendizagem de crianças disléxicas. O jogo será desafiador e divertido, proporcionando que a criança disléxica na fase de alfabetização, a partir da sua utilização, construa e desenvolva o processamento auditivo e a habilidade na consciência fonológica, ampliando requisitos necessários para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os principais resultados deste trabalho são (1) a análise por meio de estudo bibliográfico o processo de ensino-aprendizagem em escolares na fase de alfabetização que apresentam o distúrbio de dislexia; (2) a análise de alguns SE existentes voltados para melhorar a aquisição da leitura e da escrita; (3) a análise da literatura sobre SE para alunos disléxicos na fase de alfabetização e (4) a concepção do jogo educacional que se especifica, detalhadamente, a estrutura e todo o funcionamento do jogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rodrigo Alves Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectHabilidades sócio-motoraspt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleUma proposta para concepção de um software educacional para auxiliar a alfabetização de crianças com dislexiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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