Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5471
Título: A Qualidade de Vida no Trabalho e seus impactos no Setor Público: um estudo em USF's da Cidade de Patos, PB
Autor(es): Barbosa, Aline Girlene Alves
Palavras-chave: Satisfação
Qualidade de vida no trabalho
Produtividade
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um assunto que vem chamando cada vez mais a atenção de gestores como forma de tornar o trabalho mais produtivo, uma vez que suas práticas podem elevar a satisfação do trabalhador, e fazer com que este se sinta mais comprometido e dedicado com suas atividades. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar os impactos que as práticas de QVT existentes nas Unidades de Saúde da Família do município de Patos-PB exercem sobre a percepção de QVT de seus servidores. Os objetivos específicos foram: verificar as práticas de QVT empregadas nas unidades de saúde; descrever a percepção dos servidores a cerca das práticas de qualidade de vida existentes; e identificar a influência das práticas de QVT adotadas sobre a percepção de QVT dos servidores. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 137 servidores das unidades de saúde família do município de Patos-PB, e para coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado com 34 questões fechadas elaborado a partir do modelo de Walton, os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa demostraram que apesar dos servidores estarem insatisfeitos com alguns fatores considerados relevantes para a QVT, eles têm em geral uma boa percepção acerca de sua qualidade de vida no trabalho, havendo necessidade de melhorias em relação às condições de trabalho, oportunidades de crescimento, respeito aos direitos trabalhistas e adequação do sistema de remuneração. Diante disso, foram sugeridas algumas melhorias, que se implantadas podem elevar o nível de satisfação dos servidores, e consequentemente seu comprometimento com a instituição e com o serviço público.
Descrição: BARBOSA, A. G. A. A Qualidade de Vida no Trabalho e seus impactos no Setor Público: um estudo em USF's da Cidade de Patos, PB. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5471
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Girlene Alves Barbosa.pdfAline Girlene Alves Barbosa1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.